A Estação Ecológica de Fechos (EEF) em Nova Lima, Minas Gerais, abriga um córrego com capacidade para abastecer cerca de 200 mil habitantes. O local também possui uma relevância internacional considerando as espécies de fauna e flora ali identificadas. Tanta riqueza permitiu que a área fosse contemplada com um projeto pioneiro: o projeto hidroambiental “Fechos, Eu Cuido!”.
O projeto hidroambiental “Fechos, Eu Cuido!”
As atividades do projeto começaram em 2018. Comunidades e vários setores foram entrevistados para falar sobre a realidade socioeconômica e ambiental no entorno da Estação Ecológica de Fechos.
O projeto também prevê a realização de 3 fóruns abertos para que especialistas, representantes do poder público, da sociedade civil e de empresas que atuam na região possam debater sobre a importância hídrica e ambiental da EEF, sua preservação e expansão. Além disso, diversas ferramentas de Comunicação Social estão sendo produzidas, por exemplo: redes sociais, Marketing Digital, vídeos, boletins informativos, folders, cartazes, convites, kits personalizados e a 2ª Edição da Revista “Fechos, Eu Cuido!”. Tudo para que a Estação Ecológica de Fechos ganhe visibilidade entre a população e possa ser cuidada por todos.
Demanda de execução
O projeto é uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e do Subcomitê de Bacia Hidrográfica Águas da Moeda (SCBH Águas da Moeda). A execução é feita pela empresa Consominas com apoio técnico da Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo (Agência Peixe Vivo).
Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as atividades desse projeto hidroambiental! A Estação Ecológica de Fechos é rica em biodiversidade e você pode conhecer tudo isso através do nosso canal.