Conscientizar a sociedade sobre a preservação dos recursos naturais é um desafio diante de tantos interesses envolvidos. É por isso que a formação de parcerias entre instituições e empresas é um recurso estratégico para motivar diferentes públicos ao cuidado com a natureza. Com essa visão, a Consominas se aliou a importantes setores de Belo Horizonte-MG para promover Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica da Pampulha. Entre eles, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e o Centro de Educação Ambiental do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (CEA – PROPAM).
O trabalho da Consominas foi estruturado dentro de um Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental que faz parte do contrato de Monitoramento ambiental firmado entre a empresa, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI) e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP). O Programa inclui diversas atuações, por exemplo:
- Atividades lúdicas de produção textual sobre o Meio Ambiente
- Participação em bancas de concursos
- Dinâmicas junto a funcionários que trabalham em obras da Lagoa da Pampulha
- Levantamento de dados sobre pescadores na região
- Atividades conjuntas com escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), associações, ONGs, parques municipais e comunidades
Já o contrato de Monitoramento ambiental da Consominas teve início em 2018 e envolve o acompanhamento das empresas que executam obras de desassoreamento e recuperação da qualidade da água na Lagoa da Pampulha. Também envolve estudos, coleta de dados e avaliação constante das variáveis ambientais (produção de ruídos, emissão de partículas, movimentação de terra, etc.) desses empreendimentos. O contrato segue até o ano de 2022.
Assine a nossa newsletter e fique por dentro da agenda de atividades ambientais na Bacia hidrográfica da Pampulha.